‘’Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de ventos Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. A vida começa todos os dias” (Érico Veríssimo)
- Após oito anos com as portas fechadas reabre a Biblioteca
Pública Municipal Érico Veríssimo de Salto do Jacuí a qual foi reinaugurada em um evento festivo que contou com a presença das autoridades locais, escolas municipais, escolas estaduais, escola Indígena Guarani , Brigada Mirim e comunidade em geral. Nesta tarde as famílias foram acolhidas com carinho e perceberam que além de espaço físico, a Biblioteca Érico Veríssimo nutre o imaginário dos cidadãos no sentido de despertar o gosto pela cultura literária e preservação desta.
- Na tarde de sábado, dia 28 de maio, as festividades e a solenidade de abertura contou com uma programação diversificada, envolvendo o teatro com o grupo Companhia 12, Cultura nas Estradas, com a peça “Meia- Meia Lua, um dois três” com a parceria do SESC Cruz Alta e da Secretaria de Educação. Durante a tarde, a professora Eliane Ferreira da cidade de Cruz Alta, contou histórias com violão, as crianças foram acolhidas no evento com pinturas de rosto e brinquedo inflável e sessão de autógrafos dos escritores do primeiro livro das escolas da rede municipal.
- O evento contou ainda com a presença dos escritores de Salto do Jacuí: Senhora Teresa Drum do Amaral, Senhora Clara Luiza Montanher, Senhora Izulina Merger , sendo que os escritores Ricardo Aldabó e Nurimar Bianchi de Mello não puderam se fazer presente neste evento.
- Salto do Jacuí é a cidade que nos inspira com suas paisagens naturais, seu garimpo, sua agricultura, com seu povo hospitaleiro e a fé que faz parte da vida do nosso povo, tais características foram retratadas nos textos e desenhos do livro que tem como título “O Município Completando 34 Anos de História”. Neste livro, através de um trabalho interdisciplinar as escolas elencaram os trabalhos selecionados por turma e motivaram seus alunos a destacar em seus textos ou desenhos o que lhes representava a cidade de Salto do Jacuí. O resultado foi uma extensa produção gráfica e literária de valorização da terra e costumes locais.
- Nossa biblioteca está situada na Avenida Pio XII, nº 1734 no centro de Salto do Jacuí, conta com uma espaço físico de mais de 60 m², organizado com muito carinho para atender a todos os nossos leitores. Neste sentido ela conta com sessões de livros específicas para bebês, crianças pequenas da Educação Infantil, crianças em processo de aquisição da leitura e escrita, adolescentes, jovens, universitários e adultos, com variada gama literária em seu acervo.
- A biblioteca tem espaço para atender o público desde o maternal até o público da melhor idade, os espaços são coloridos e diversificados, com material para pesquisa, dois computadores, para uso e pesquisa na internet, a disposição da comunidade em geral. A tenda da leitura é um espaço para uso das escolas da rede municipal e estadual, havendo igualmente o espaço para leitura na biblioteca ou ainda livros para retirar e ler em casa.
- A ampliação do acervo da Biblioteca para o público adulto, universitário e professores, através de consagradas obras da área da educação, filosofia, antropologia e história só ocorreu por uma atitude voluntária e de desprendimento da família do Professor Severino Batista Verza, que, gentilmente, doou o acervo da biblioteca particular do professor, falecido à 3 anos, para a Biblioteca Municipal Érico Verissimo.
- Em frente a biblioteca, em uma árvore, disponibilizamos o novo projeto da secretaria de educação que é a “Leitura em Garrafa” o qual funcionará da seguinte forma: as garrafas com livros e revistas ficam penduradas na árvore, a pessoa interessada em ler este material deve fazer ir até o local com outro material de leitura, faz a troca substituindo o material de leitura por outro e assim sucessivamente. Pede-se também que toda a comunidade preserve e divulgue essa idéia, e finalmente possamos realizar mais um sonho que é o de todas as pessoas da nossa cidade serem leitores.
- No depoimento emocionado da Secretaria de Educação no final da tarde de sábado a mesma salienta que depois de uma hora do término do evento ainda haviam crianças nos espaços da biblioteca lendo. Um menino de uns dez anos passou a tarde lendo, isso nos emociona, pois temos a certeza de que estamos no caminho certo.
- Na segunda-feira a procura foi muito grande, agora para a retirada de livros, a professora Vera Lúcia Pinto, responsável pela biblioteca, relatou que alguns tinham escondido entre as prateleiras o livro de sua preferência e voltaram na segunda para retira-lo, de modo a impedir que outra pessoa o fizesse, tamanho o encantamento pela oportunidade de retirar o livro para ler.
- As ações de doação ou troca de livros, seja na Biblioteca ou no projeto Leitura de garrafa compreende em uma ressignificação da nossa história e cultura local.
- O desejo da Secretaria de Educação é que a Biblioteca se torne o vetor na promoção da cidadania, apresso pela aprendizagem e zelo pelo espírito de comunidade, de modo que os cidadãos em formação cresçam com o conceito de colaboração coletiva e reconhecimento de que fazem parte de uma comunidade e de que por ela são responsáveis.
- Professor Severino Verza
- Severino Batista Verza, nasceu em 24 de junho de 1932 e faleceu no dia 06 de fevereiro de 2012. Participou como co-fundador do Instituto de Educação Permanente da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), entidade esta mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI; Ijuí, RS).
- Exerceu o magistério superior por mais de 35 anos na Universidade UNIJUI Ministrando as disciplinas de: Desenvolvimento de Comunidade, Sociologia Geral; Sociologia Rural, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Antropologia e Ética e foi coordenador do Curso de Pedagogia, também pela UNIJUI
- Graduado em Filosofia, especialização em Orientação Educacional e Filosofia da Linguagem e Mestrado em Educação e trabalho.
- Foi diretor da FIDENE, assessorando, por diversos anos movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores rurais e cooperativas. Ao longo de sua trajetória foi Diretor da FIDENE, Professor Universitário, Escritor e presidente do Conselho Municipal de Educação de Ijuí
- A Secretaria Municipal de Educação, em nome da Administração Municipal, Alunos, Acadêmicos e, principalmente Professores, agradece o gesto de desprendimento, generosidade e apresso à educação e cultura manifestado pela família do Professor Verza, através da doação de sua biblioteca particular, tornando-a acessível a todos os cidadãos saltojacuienses.”
- Veja mais fotos em Galeria Fotos
- Texto: Samanta Peres
- imprensa@saltodojacui.rs.gov.br
- Fotos: Renoir Sampaio